Rua Caiapós, 121 - Vila Anastácio
São Paulo - SP - CEP 05094-000
Gaxetas e Juntas de
Vedações

As Juntas de Expansão de Borracha SOTEQUI, foram projetadas para absorver movimentos axiais, laterais, angulares e vibrações em tubulações ou equipamentos que trabalham em condições variadas de alta pressão porém, suportam temperaturas moderadas.
Constituídas de um corpo de elastômero e terminais de aço carbono, representam a solução ideal na absorção de movimentos térmicos e/ou mecânicos com reduzidos esforços transmitidos.
Os corpos são fabricados em diversos elastômeros, adequados a cada necessidade.
Materiais Cloropreno, Nitrílica, EPDM, EPDM Tipo SANITÁRIO, Borracha Natural, Hypalon, Butílica, etc.
São algumas das opções utilizadas, incluindo-se em certas situações especificas, revestimentos internos de PTFE, para a resolução das diferentes solicitações operacionais.
São reforçadas internamente com tecidos de material sintético e anéis metálicos que garantem elevada resistência mecânica para operar sob pressão interna ou vácuo.
Benefícios
Entre as numerosas vantagens de aplicação oferecidas pelas juntas de expansão de borracha da SOTEQUI destacam-se:
As Juntas de Expansão de Borracha SOTEQUI são aplicadas fundamentalmente como:
AMORTECEDORES DE VIBRAÇÕES JUNTAS DE EXPANSAO
Amortecedores de Vibrações As Juntas de Expansão de Borracha SOTEQUI são projetadas para isolar vibrações, reduzir ruídos e suas consequências em tubulações ligadas a fontes de vibração tais como bombas, compressores, condensadores, chillers, torres de resfriamento, centrifugas, etc.
Os modelos simples (sem tensores), liberam a força de reação gerada pela pressão interna transmitindo-a ao bocal da fonte vibratória e ao ponto fixo da instalação.
Assim sendo, são recomendadas para linhas de baixa pressão ou vácuo (ex. sucção de bombas). Já para médias e altas pressões (ex. recalque de bombas) a recomendação e a de utilizar juntas com tensores, que auto-contém a força de reação gerada pela pressão interna, liberando o equipamento ou tubulação de esforços consideráveis.
A vibração mecânica e comumente gerada por máquinas rotativas e sua freqüência coincide geralmente com o numero de rotações desses equipamentos. As maiores amplitudes são por regra geral, radiais ao eixo principal e se registram consequentemente no plano normal a este.
Deverá ser verificada a causa da vibração incomum caso ocorra, procurando soluciona-la de tal forma, que a vibração resultante se enquadre dentro dos valores normais.
Se tal vibração anormal se deve a um tipo especial de maquina e/ou aplicação, solicitamos contatar o nosso Departamento Técnico que recomendará a solução apropriada para essas características operacionais especificas.
As Juntas de Expansão de Borracha também são utilizadas para compensar desalinhamentos de montagem entre equipamentos e tubulação, aliviando os esforços nos bocais dos mesmos.
As juntas sem tirantes são recomendadas para a linha de baixa pressão (sucção de bombas, recalques de baixa pressão, saídas de turbinas ventiladores, etc.). Já para médias e altas pressões (recalque de bombas, alimentação de turbinas, compressores, etc.), convém utilizar sempre juntas com tensores, com o objetivo de aliviar os esforços (força de reação por pressão) transmitidos sobre as fixações.
Fornecimento: As Juntas de Expansão de Borracha SOTEQUI são fornecidas em diâmetros que variam desde 3/4" ate 80", sendo aptas para operar sob pressões de ate 21 kgf/cm'e temperaturas de ate 120°C (conforme modelo e diâmetro).