Gaxetas

(11) 3643-0900

Rua Caiapós, 121 - Vila Anastácio
São Paulo - SP - CEP 05094-000

Gaxetas e Juntas de Vedações

Certificados

A Sotequi é uma empresa brasileira moderna e inovadora, que fabrica gaxetas e fornece bens e serviços de elevada qualidade e confiabilidade

O QUE É GAXETAS?


Gaxetas são elementos de vedação utilizados em diversos equipamentos que permitem o controle do vazamento de fluidos durante o seu transporte ou de determinada operação que necessite a estanqueidade desse fluido com o meio. São fabricadas com fios técnicos de alta tecnologia desenvolvidos para atender a particularidade de cada aplicação.

Gaxetas  Especiais para Vedações Industriais

As gaxetas especiais de alta performance fabricadas pela SOTEQUI TECNOLOGIA DE VEDAÇÕES são certificadas conforme padrão de qualidade e critérios rigorosos estabelecidos na ISO 9001. Fabricadas a partir da utilização de fibras e fios técnicos de variados dtex e coatings que proporcionam menor atrito, permitindo que estes filamentos sejam mais resistentes e duradouros. Desta forma, oferece aos seus clientes uma vedação de alta performance e que alcance o MTBF proposto. Tudo isto é resultado do desenvolvimento tecnológico da engenharia de componentes específicos dos nossos parceiros, em conjunto com o setor de engenharia de aplicações da SOTEQUI.

SOLUÇÃO PARA VEDAÇÃO ESTÁTICA E DINÂMICAS EM BOMBAS, VALVULAS, REATORES, DIGESTORES E AGITADORES.



Hoje em dia as gaxetas trançadas têm sido uma das melhores opções de vedação para os mais variados segmentos industriais, devido à facilidade de sua aplicação, sua universalidade, vida útil de longa duração e preços relativamente acessíveis. E apesar do aumento na quantidade de outras soluções alternativas, esse tipo de vedação ainda motiva muito o interesse dos usuários.

Com a introdução de novas aplicações de engenharia de materiais, as gaxetas trançadas de alta performance têm se tornado uma das opções com melhor custo-benefício, podendo em muitos casos substituir até selos mecânicos, uma vez que podem operar com qualquer tipo de fluido e em amplas faixas de pressão e temperatura.

Aplicações: em caixas de selagem de bombas, válvulas, reatores, digestores e agitadores em geral.

GAXETAS PARA VEDAÇÃO ESTÁTICA E DINÂMICAS EM BOMBAS, VALVULAS, REATORES, DIGESTORES E AGITADORES.
Os anéis possuem característica estrutural resistente o suficiente para suportar alta carga compressiva para expandir de forma axial e promover força radial dos anéis contra o eixo e a sua caixa.

Esta força radial é responsável pela vedação e controle de gotejamento (selabilidade), devendo seu valor ser um pouco menor que a pressão do fluido.

Levando-se em conta que uma das superfícies é móvel, exige-se um componente de vedação com boa flexibilidade para se adaptar com facilidade ao movimento do eixo e irregularidades.

A maioria das falhas ou irregularidades com esse tipo de vedação ocorre em função da seleção do material, de acordo com as condições na qual será submetido ou devido a erro de instalação. Portanto, é sempre importante seguir os procedimentos de montagem conforme indicação do fabricante.


Gaxetas Esquema de Aplicação de Bombas e Válvulas





PRINCIPAIS CUIDADOS AO ESPECIFICAR UMA GAXETA

TIPO DE EQUIPAMENTO E CONDIÇÕES MECÂNICAS

É muito importante ao especificar uma gaxeta termos conhecimento se a mesma será aplicada como uma vedação estática (porta de visita/tampa de inspeção) ou como uma vedação dinâmica, ou seja, equipamentos rotativos no qual terão a ação de uma determinada velocidade periférica. Este fator é importante, pois irá auxiliar na opção do seu tipo em função da sua densidade para exercer a função de vedação no equipamento. Outro fator primordial é a condição mecânica do equipamento, dentre algumas podemos citar: eixo ou luva com desgaste excessivo, eixo descentralizado em relação à caixa, folga excessiva no fundo de caixa, cavitação e vibrações mecânicas fora da normalidade, etc.

A Sotequi possui técnicos especializados que possuem vasta experiência neste assunto e oferece aos seus clientes, caso haja necessidade, auxílio técnico para verificação dos fatores mencionados.

FLUIDO

Para uma boa especificação de um tipo de gaxeta, é necessário um bom conhecimento das caraterísticas físico-químicas do fluido na qual ela será submetida. Como característica física, por exemplo, deve-se saber se ela será aplicada em gases (inclusive vapor) ou fluidos líquidos, levando ainda em consideração que os mesmos podem ter a presença ou não de sólidos em suspensão e também podem ser cristalizantes e/ou voláteis. Como característica química, uma das mais importantes é o fator de potencial de hidrogênio (pH) característico do fluido, pois a construção do trançado envolve a escolha do melhor filamento utilizado, bem como os agentes lubrificantes e de impregnação do fio técnico, devendo possuir resistência química compatível à faixa de PH do fluido no qual ela é submetida.

TEMPERATURA DE OPERAÇÃO

Fator importante que deve ser analisado é se o fio técnico utilizado na construção do trançado é compatível com a temperatura de operação do fluido. E caso o equipamento possua alto RPM é importante considerar um filamento de alto poder de dissipação de calor.

PRESSÃO DE OPERAÇÃO

A pressão de operação é fator determinante para escolha do melhor filamento, onde deve ser considerada a capacidade de resistência à carga compressiva e ruptura do fio técnico utilizado na construção do trançado, bem como seu modo construtivo que é um fator preponderante ao analisarmos este quesito.

VELOCIDADE PERIFÉRICA

A velocidade periférica afeta diretamente a resistência mecânica dos fios técnicos. Por este motivo, além deste fator, devemos considerar a capacidade de dissipação de calor do filamento para que não haja a sua carbonização, em virtude de eixos com altas rotações. No momento de especificar um modelo de trançado a velocidade periférica está associada ao RPM pela seguinte fórmula:

A SOTEQUI possui diversos modelos para cada aplicação, podendo aliar desde a melhor relação custo-benefício ou até mesmo o modelo de melhor performance para o seu equipamento. É possível ainda fabricar o melhor KIT DE GAXETAS para o seu equipamento, fornecendo em conjunto até três modelos já cortadas no dimensional necessário e na quantidade correta de anéis, ou seja, a SOTEQUI fornece o melhor desempenho sem que haja desperdícios ou sobras indesejadas de material!
Linha de Gaxetas de Alta Performance da Sotequi Tecnologia de Vedações.
  ©2020, Sotequi Ltda. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Lobe Tecnologia